Pessoas

Pelo que eu percebi (e li em alguns lugares) existem diversas etinias espalhadas aqui pela África do Sul, porém elas normalmente não se misturam. Por exemplo, passeando em um shopping eu pude notar que os negros só se falam entre si, assim como os brancos e os indianos. Não vi nenhum grupo misturado.

Como o assunto do apartheid é bem delicado por aqui, vou esperar conhecer melhor alguém daqui pra depois perguntar como é que foi e como está sendo. Pelo que conversei com os brasileiros, ainda existe uma distinção que as próprias pessoas se impõe, principalmente as mais velhas.

E mesmo entre os negros, por exemplo, se forem de outra etinia, eles não costumam se misturar.

E não se engane pensando que só existem negros por aqui, pois existem muitas loiras branquelas de olho azul… E eu vi muitos indianos também.

E a mistura de idiomas é bem engraçada também. Eu, como sou loiro de olho azul, em todo lugar que eu chego as pessoas já vão falando Afrikaans – um idioma local, descendente do holandês – comigo, mas basta dizer um “Sorry!” que elas já automaticamente chaveiam pro inglês, tudo isso enquanto viram pro lado e falam em outro idioma (Zulu, Sotho, ou outro dos 11 idiomas oficiais) com um colega de trabalho. Muito louco.

Aliás o atendimento e os serviços aqui são outro ponto a ressaltar, mas só no próximo post…

Deixe um comentário

