Alugando a casa

Os brasileiros já haviam me avisado que corretores aqui da África do Sul não são muito bons de serviço, e já soube de casos de alguns até “espertinhos”. Porém eu precisava achar uma casa pra morar e comecei a procurar e pegar algumas dicas com eles.

Uma das opções foi procurar pela internet. Até existem alguns sites com fotos das casas, valores, etc, porém todos são desatualizados. Sempre que encontrava alguma casa legal pra alugar, ligava pro telefone de contato e ela já não estava mais disponível.

Então parti pro corpo a corpo, comecei a visitar as imobiliárias pessoalmente. Chegava nos lugares, dizia que estava procurando uma casa pra alugar, dizia os requisitos que eu queria e se tivesse alguma, alguém até ia me mostrar a casa. Porém se não tivesse, mal pediam meu telefone pra ligar quando achassem. Acho que deixei meu telefone em uns cinco ou seis lugares. Só um me ligou e no mesmo dia pra me oferecer uma casa que não tinha nada a ver com o que eu tinha descrito, depois disso nunca mais ligou também.

Então consegui uma lista com números de telefones de corretores. Comecei a ligar e era um esquema parecido. Quando algum tinha casa, até mostrava, mas no geral nem retornavam as ligações.

Enfim, encontrei uma casa que gostei. Eu já havia visitado a casa antes com outro corretor que havia me dito que o aluguel seria X. Esta corretora, a princípio, disse que o valor seria 0,9X. Até agora tudo perfeito, tinha gostado da casa e tinha achado um preço razoável, então disse a corretora que fecharia com ela.
Duas horas depois, ela me liga e diz que o valor da casa não é masi 0,9X, e sim 1,05X e que ela havia se enganado. Já com o histórico que haviam me dito, na hora fiquei p da vida, pensei em desistir e fechar com o outro. Mas aí disse a ela que já havia visto a mesma casa com outra pessoa que fecharia comigo por 0,95X.

No final das contas, fechamos por 0,95X. Tudo bem, até consegui mais barato que o outro corretor, mas, poxa vida, um dos motivos pra eu fechar com ela foi o preço e ela aumenta só porque eu falei que ia fechar? No mais, não tive maiores problemas, depois fiquei até pensando se ela não havia se enganado mesmo, porque todos os outros detalhes ela resolveu conforme combinado e até que rápido.

Como eu comentei com um amigo, se eu tivesse deixado meu telefone com tantos corretores no Brasil, meu telefone iria tocar por uns três meses…

Um pensamento sobre “Alugando a casa

  1. realmente…
    mas eu suspeito que se eles ligassem igual ao brasil você ia tar reclamando…
    as de qualquer forma, esperando fotos da casa e arredores.

Deixe um comentário

